terça-feira, 26 de março de 2013

Ministério Público defende criação de Residência Inclusiva para pessoas com deficiência


A Promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, responsável pela Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso, realizou audiência sobre o Procedimento Administrativo nº 037/2013, que versa sobre Implantação de Centros-Dia e Residências Inclusivas para Pessoas com Deficiência no Município de Teresina-PI.

Estando presentes a Assistente Social deste órgão ministerial, Sra. Núbia Caldas; o Secretário da SASC, Sr. Francisco Guedes; a Secretária da SEMTCAS, Sra. Mauriceia Carneiro (entre outros), a promotora lembrou que o atual Prefeito de Teresina, Sr. Firmino Filho, à época candidato, assinou, junto a esta Promotoria de Justiça, Termo de Compromisso comprometendo-se a criar, no Município de Teresina, pelo menos 01 (uma) Residência Inclusiva a cada ano de seu mandato, e Centros-Dias, cujo edital se acha aberto junto ao Ministério de Desenvolvimento Social.

A Assistente Social Núbia Caldas apontou a necessidade de construção de Residências Inclusivas, tendo em vista a falta de locais de acolhimento para pessoas com deficiência, em situação de risco social em nossa Capital.

Segundo o Secretário da SASC, Sr. Francisco Guedes, em resposta a um Procedimento deflagrado pelo Promotor de Justiça Ruszel Lima Verde, foi sugerido pela SASC a implantação de Centros-Dia nos Municípios de Teresina, Parnaíba e Picos, e que tal implantação deve ser autorizada pelo Governo do Estado em parceria com os Municípios. Os Prefeitos dos Municípios citados foram contactados e informou-se, pelo Governador do Estado, na data de hoje, que apenas o Município de Parnaíba garantiu a autorização do Governo do Estado, tendo em vista que os outros Prefeitos não se manifestaram quanto à proposta.

A Secretária da SEMTCAS, Sra. Mauriceia Carneiro, explanou que, embora mantidos vários contatos informais com a SASC, o Município de Teresina adotou todas as medidas e procedimentos possíveis, inclusive já solicitando audiência com o Governador do Estado para garantir a criação do Centro-Dia nesta capital. E apenas na sexta-feira passada recebeu a informação de que tal Centro seria destinado ao Município de Parnaíba, já havendo reunião agendada para a data de amanhã no Conselho Estadual da Assistência Social para tratar sobre o tema.

Marlúcia Evaristo destacou que entende que o Município de Teresina passou pela fase de transição de governos, mas que isso não justifica a falta de providências quanto ao caso: “no mínimo, houve omissão do poder público. É inadmissível que a capital deixe de ser contemplada com o Centro-Dia, tendo em vista que sua população é maior que a de Parnaíba e, de acordo com o Plano Viver Sem Limites, a prioridade é da capital”, completou a Promotora.

A Secretária da SEMTCAS afirmou que, embora reconheça a importância de garantir direitos às pessoas com deficiência, a implantação da Residência Inclusiva em Teresina torna-se inviável, ante os poucos recursos disponíveis. Porém, a Promotora Marlúcia lembrou, mais uma vez, do Termo de Compromisso assinado pelo Prefeito Firmino Filho, no qual é garantido por ele a implantação de 04 (quatro) Residências Inclusivas.

A Srª Mauriceia Carneiro e o Sr. Francisco Guedes, Gestores da SEMTCAS e SASC, se comprometeram a dar maior celeridade ao processo já existente, iniciado na gestão municipal passada, viabilizando, ainda hoje, a pactuação entre o Prefeito de Teresina e o Governador do Estado, tendo sido concedido, pela Promotora de Justiça, prazo até a data de amanhã para o encaminhamento de informações.

Os representantes da Fundação Municipal de Saúde presentes se comprometeram a informar o que será efetivamente disponibilizado de verba do SUS, pela FMS, para a implantação do Centro-Dia e Residência Inclusiva no Município de Teresina, dando o prazo de 05 (cinco) dias para que seja informado à Promotoria acerca da existência da Estratégia Saúde da Família – ESF; Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF; E Programa Melhor em Casa.

Fonte: Ministério Público do Estado do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário